segunda-feira, 25 de maio de 2009

PORQUE SUBESTIMAR ALGUÉM PODE SER A NOSSA PIOR FALHA?




Antes e depois de Connie Culp, que foi baleada pelo marido. Ela é a primeira pessoa do mundo a receber um transplante de face





Hoje ela faz tratamentos e toma uma série de medicamentos, mas avisa: ninguém pode julgar as pessoas pela imagem

Hoje pela manhã me lembrei do dia em que a americana Connie Culp, em sua primeira entrevista depois do transplante do rosto, disse que a gente nunca pode julgar uma pessoa pela aparência, pois não sabemos o que ela passou.

Tentei imaginar a dor que esta mulher sentiu ao viver momentos de humilhação e receber tiros disparados pelo próprio marido em 2004.

É inevitável deixar de falar o quanto somos mesquinhos e frios, e ainda nos surpreendemos com casos como os de “Susan Boyle” e “Paul Potts”, pessoas que viviam diretamente com o preconceito por serem “diferentes”.

Aí fui mais além com o meu pensamento e cheguei à conclusão que subestimar alguém pode ser a nossa pior falha. Digo isto porque a gente não acredita nos outros, fica ligado à imagem, à “capa” e esquece que somos resultados de uma experiência mal elaborada pela sociedade.

Olhe para estas fotos que fiz questão de colocar na edição de hoje e me responda: Se você não conhecesse a história de Connie Culp, drama que foi exposto para o mundo inteiro, o que me diria dela?

Agora lembre-se de uma pessoa que de repente trabalha ou estuda ou que você simplesmente conhece e julgou, subestimou, imaginou que ela não era inteligente e capaz.

Responda pra si mesmo se consegue viver sem subestimar alguém. O primeiro passo é descobrir que esta é a falha que nos tornam imensamente piores do que qualquer anomalia, mesmo porque a principal anomalia numa história destas é desacreditar que a pessoa que você julga não é capaz de vencer.

E me desculpem pelas imagens... É que a gente está acostumado a ver coisas sempre belas e exuberantes. Não é?

2 comentários:

  1. Tentamos o aperfeiçoamento, eu tento e várias vezes por dia me dou conta de tanta arrogãncia , indiferença, preconceito, mas com humildade suficiente, para parar aqui e dizer que adoro este blog. Vai fazer parte da minha leitura diária e algumas vezes atrever-me-ei a comentar

    ResponderExcluir
  2. Olá Prada!
    Ficamos felizes em saber que gosta de nosso blog.
    Realmente só o tempo nos ajudará em nosso aperfeiçoamento...
    Não desistamos!!!
    Visite-nos sempre!!!
    Abraxos

    ResponderExcluir