segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

No Japão, o Google perde para o Yahoo!


Apesar de mundialmente o Google ser o campeão de buscas, quando considera-se somente o Japão, a situação não é bem assim. Por incrível que pareça, naquele país o Google leva uma surra do Yahoo!, que é o preferido dos usuários.

O Yahoo! Japão domina o mercado japonês de buscas com 56,5% de participação, e o Google vem em segundo com 33,7%, de acordo com a pesquisa da GA-Pro. Os japoneses sabem o que é bom, mas no quesito “buscas”, parece que eles possuem um gosto bem estranho.

A maior dificuldade é que o Google não consegue ganhar a confiança dos japoneses, não importa o que faça. Como o Japão é um país estratégico, com mais de 90 milhões de usuários de Internet, é claro que o Google está trabalhando para mudar esse cenário.

O primeiro passo foi alterar sua tradicional homepage para um modelo um pouco mais colorido, do jeito que eles gostam. Também criou campanhas publicitárias específicas para eles, além de montar um escritório estrategicamente localizado em Shibuya, um bairro de Tokio.

Engraçado que o Yahoo! Japão é operado por uma empresa local (a gigante de telecomunicações Softbank), e somente 35% da filial pertence à Yahoo Sunnyvale, da Califórnia. Será que esse é o segredo do sucesso do Yahoo!?

Fonte: http://www.fayerwayer.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário