segunda-feira, 10 de maio de 2010

Percussor de Labradoodle se arrepende por tê-lo criado


Além das mais de 400 raças caninas existentes, outras surgem e muitas são planejadas para ter as características positivas de dois cachorros. No caso, o criador australiano Wally Conran, de 81 anos, foi o primeiro “designer de cão”, e criou o Labradoodle, uma mistura de Labrador e Poodle. Hoje, no entanto, ele diz se arrepender por ter sido o percussor dessa tendência, segundo o site ohmidog!.

Conran criou essa raça em 1988, na tentativa de fornecer um cão-guia antialérgico a um cego, no Havaí. A mistura deveria ter as melhores características de ambas as raças: o temperamento afável e calmo do Labrador, e a pelagem cacheada e antialérgica do Poodle. "Mas agora, quando as pessoas me perguntam: 'foi você quem criou o primeiro’, eu tenho que dizer: 'Sim, fui eu, mas não é uma coisa que eu me orgulho de ter feito. '" disse Conran ao The Australian. "Eu gostaria de poder fazer o tempo voltar”, declarou visivelmente arrependido.

Os criadores de cães híbridos, como o Labradoodle, buscam eliminar problemas genéticos, torná-los raças puras e, em alguns casos, que eles sejam mais vendidos do que os cães de pedigree (a maioria deles ao mesmo tempo eram vira-latas ou híbridos também). De acordo com algumas pet shops, outras raças como o Labradoodle estão sendo desenvolvidas em grande quantidade para atender a demanda de todo o país. Há híbridos como Spoodles (Cooker Spaniel x Poodle), Schnoodles (Schnauzer x Poodle), Cavoodles (Cavalier King Charles Spaniel x Poodle), Moodle (Maltês x Poodle), Groodles (Golden Retriever x Poodle) e Roodles (Rottweiler x Poodle).

Labradoodles são afáveis como o Labrador e têm o pelo cacheado e antialérgico do Poodle
Crédito: Reprodução / Johnson's Labradoodles

Embora Conran não esteja orgulhoso por seu feito, muitos criadores dos Labradoodles não compartilham deste sentimento, e o veem como um vencedor.

O Labradoodle, assim como a maioria das consideradas raças puras, pode algum dia ser reconhecido oficialmente pelo Kennel Club. A Associação Australiana de Labradoodle espera que o cachorro seja reconhecido como uma raça da Austrália. No entanto, o National Kennel Council observa que este processo pode levar até 20 anos.

2 comentários:

  1. onde posso comprar um labradoodle em portugal?

    ResponderExcluir
  2. Eu nao sabia a raça da minha cachorra... Acabei de descobrir aqui

    ResponderExcluir