domingo, 20 de março de 2011

"Golpe do telefone" com familiares de brasileiros que moram no Japão


À mais ou menos seis anos, várias famílias no Brasil que tinham ou ainda tem parentes no Japão sofreram do "Golpe do Telefone", onde uma pessoa se dizendo amigo ou empregador do parente que residia aqui, dizia que este estava tinha sofrido um acidente e precisava de dinheiro para despesas médicas...
Usavam às vezes outras desculpas, mas davam um número de uma conta pedindo para depositarem um valor "X" e como muitas vezes os parentes não conseguiam falar com a pessoa aqui no Japão, acabavam depositando o dinheiro.
Eu mesmo passei por isso com uma tia "torta" que tenho morando no Brasil a uns dois meses atrás.
Um "indivíduo" ligou para ela querendo se passar por mim. Primeiro disse a ela que era seu filho, depois sobrinho. Falava muito e ela como já é de idade ficou sem entender nada.
Ele dizia que precisava urgente de um dinheiro emprestado para pagar não sei o que (ela não soube me explicar direito).
Dizia para ela que precisa de R$ 2.000,00 e passou o número de uma conta. Que no mês seguinte devolveria o dinheiro com juros. Que estava ligando do Japão e etc...
Ela achou tudo muito estranho e por sorte um dos filhos dela estava em casa e pegou o telefone e falou com o rapaz que se passou por mim e começou a lhe fazer algumas perguntas e o cara desligou.
Ele conseguiu pegar o telefone do rapaz porque apareceu no visor e retornou a ligação. Uma outra pessoa atendeu dizendo que tinha emprestado o telefone não sei pra quem.
Minha tia na verdade ficou com dúvida por dois motivos:

  1. Eu nunca pediria dinheiro para ela emprestado...
  2. Não sei se deveria escrever porque isso pode ser um dica para os "golpistas", mas também acho que é uma "dica" para as pessoas... Ele usou meu nome verdadeiro e ela sempre me chamou por um apelido meu e eu sempre que ligo falo que sou "fulano", usando o apelido.
Foi por isso que eles ficaram desconfiados e me mandaram um e-mail.
Logo eu liguei e viram que foi um golpe.
A origem das informações ninguém sabe. A única desconfiança que temos é que foi alguém que convive com eles ou que frequenta a casa e teve acesso a uma de minhas cartas, porque daqui não tem ninguém mesmo...
Por isso tomem muito cuidado com o que falam, mostram ou até mesmo quem entra na sua casa. Às vezes nem é a pessoa e sim alguém que convive com ela...
Lendo o artigo da Nilza Oshida (clique aqui para ler) vi que o golpe voltou agora com a desculpa que o parente esta precisando de ajuda por causa do terremoto e tsunami que atingiram o país.
Estão usando novas desculpas, se dizendo outras pessoas, como do Consulado Brasileiro e etc, mas é um novo golpe!!!
Não caiam nessa!!!
Hoje, que a tecnologia é tão alta, procurem ter o número de telefone celular ou até mesmo o e-mail do celular de seus parentes aqui para que possam ter uma comunicação mais rápida.
E até mesmo saibam que ninguém liga daqui para pedir dinheiro à família no Brasil, a não ser que seja a própria pessoa. E se esta fizer, como tentaram fazer no meu caso, façam o máximo de perguntas possíveis para identificar a pessoa.
E prestem atenção principalmente no número que ligou para vocês, pois dizem que é do Japão e na verdade é do Brasil mesmo!!!

Abraxos!!!

2 comentários:

  1. Inacreditavel isso!! Como tem gente infame que consegue tripudiar e explorar a dor dos outros dessa forma?
    Marina N

    ResponderExcluir
  2. Rs
    Você não conhece esse povo sem vergonha?!
    Tem gente pra tudo neste mundo... infelizmente...
    bjs

    ResponderExcluir