quinta-feira, 15 de março de 2012

Fatos históricos do dia 15 de março


Dia de posse


Até 1995, as posses de cargos públicos eram realizadas no dia 15 de março. Foram em dias como estes que o general Ernesto Geisel (1974 - foto), o general João Baptista Figueiredo (1979), José Sarney (1985) e Fernando Collor de Mello (1990) tomaram posse como presidentes da República.

44 a.C. - O imperador romano Júlio César é assassinado por um grupo de senadores romanos, entre eles seu amigo Brutus.
1672 - Rei Charles II assina declaração de indulgência suspendendo penalidades contra católicos.
1744 - França declara guerra à Inglaterra.
1789 - Joaquim Silvério dos Reis delata os conjurados ao Visconde de Barbacena.
1916 - O presidente dos Estados Unidos Woodrow Wilson envia 12 mil homens para a fronteira do México em uma fracassada missão para perseguir o bandido Pancho Villa.
1917 - Czar Nicolau II abdica. O Estado e o exército russos são dissolvidos.
1937 - O primeiro banco de sangue é inaugurado no Hospital de Chicago.
1938 - Tropas da Alemanha nazista tomam a Checoeslováquia sem enfrentar resistência.
1956 - O musical My Fair Lady estréia na Broadway.
1972 - O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola, estréia nos EUA.
1975 - Os Estados da Guanabara e Rio de Janeiro são unificados.
1986 - A nave espacial soviética Soyuz T-15 se acopla à estação orbital Mir.
1990 - O Vaticano e a URSS estabelecem relações oficiais permanentes, após 73 anos de distanciamento.
1991 - Os territórios do Amapá e Roraima ganham condição de Estados e elevaram para 25 o número de Estados brasileiros.
1992 - Um terremoto mata 800 pessoas na Turquia.
1999 - A Assembléia Nacional Popular Chinesa aprova várias emendas na Constituição de 1982, entre elas o reconhecimento da propriedade privada.
2000 - Em uma sentença inédita, um júri de Nova York declara culpado de três acusações de estupro um homem não identificado baseado em seu DNA.
2001 - Três explosões destroem a plataforma P-36 da Petrobrás na bacia de Campos. Dez pessoas morreram.
2004 - Anunciada a descoberta do planetóide Sedna a 13,5 bilhões de quilômetros da Terra.

Nascimentos

» Gilberto Freyre (1900-1987), sociólogo brasileiro
» E.Donnall Thomas (1920-), médico americano, Prêmio Nobel em 1990
» Sergio Vieira de Mello (1948-2003), diplomata brasileiro
» Oswaldo Montenegro (1956-), cantor e compositor brasileiro
» Euller Elias de Carvalho (1971-), jogador brasileiro de futebol

Falecimentos

44 a.C - Júlio César, Imperador romano
1975 - Aristóteles Onassis, armador grego
1995 - Carlitos, filho de Carlos Menem em um acidente aéreo
1998 - Sebastião Rodrigues Maia, o Tim Maia, músico brasileiro

Redação Terra

6 comentários:

  1. Muito obrigada pelo carinho! E não vou puxar as orelhas não... Adoro animais! Às vezes são mais humanos que nós! Parabéns pelo post! Quanta informação importante! Não me esqueçam...Bjo no coração! Ótima 5ªF e ´ótimo encerramento de ano fiscal! Grande abraço!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que bom!!!
    Que bom que gostou do post e que não vai puxar minhas orelhas!!! rs
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. OI,
    Quantos fatos importantes que aconteceram nesta data.
    São informações preciosas.Amigo eu tenho mais 3 netos,duas meninas e dois meninos.Tenho 2 filhos,o mais velho(29anos)o mais novo(26 anos).Do mais são 3 e do caçula 1 menininha.Eu tenho 58 anos,sou viúva,o meu único e verdadeiro amor,elê faleceu em abril/2008.
    Bem quanto ao play esta na lateral do blog do lado direito.Veja bem,colocar música no blog é algo que o deixa pesado.Mas tem seguidores que gostam,o difícil é contentar a todos.Mas não o axei ousado,existe visitantes que também pode sentir-se incomodado.
    Mas esta resolvido o play esta aos olhos de todos.
    Tenha um ótimo fim de semana com muita paz.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo, de todas estas datas a que eu mais sabia foi a estreia do My Fair Lady na broadway, lindo este musical.
    Agora sabe, eu preciso da sua ajuda, é que eu já tentei mas não consigo tirar a verificação das palavras grgrgr. É que se eu não controlar os comentários ainda me acontece como da outra vez, eu queria fazer como você tem aqui no seu blog, ou seja vc modera na mesma os comentários mas não tem verificação da palavras. Será que dá para você me ajudar, please???
    Desculpa, mas vc é o meu anjo.
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  5. Fenix minha querida,

    obrigado e desculpe se fui abusado...
    Mas, é que realmente tive dificuldade em achá-lo para poder assistir ao vídeo...

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Amiga Ana,

    já conseguimos resolver este problema né?! rs
    Beijos

    ResponderExcluir